Grupo Concettuale - Móveis Planejados Grupo Concettuale - Móveis Planejados
tags

Decoração   Organização   ambientes planejados   concettuale planejados   decoração   dicas   móveis planejados   organização  
A CONCETTUALE APOIA O NOVEMBRO AZUL!
04/11/2016

 
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. E foi pensando neles que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo é levar informação e reduzir os números de mortes por causa da doença.
 
A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. A melhor arma contra a doença continua sendo a prevenção. Os médicos recomendam que o primeiro exame seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.
 
Mas para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. "A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, que é o toque retal, é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata detectado precocemente tem uma chance de cura de 90%.
 
Mas o preconceito ainda é um obstáculo na saúde dos homens. Em um estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora.
 
A doença não tem prevenção, por isso é necessário quebrar a barreira do preconceito que ainda existe, já que o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo.
 

 
Dúvidas Frequentes

Quais são os exames para detectar a doença?
 
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

Por que não posso só fazer o exame de sangue?
 
Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?
 
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
Histórico familiar
Raça (maior incidência entre os negros)
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
Sedentarismo
Obesidade

É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas é possível diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.

Quais são os sintomas?
 
Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.
 
Quais são as opções de tratamento?
 
De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.
 
O câncer de próstata tem cura. A Concettuale apoia essa luta. Faça parte você também!




Primeira |< | 1 | > |Última 


tags

Decoração   Organização   ambientes planejados   concettuale planejados   decoração   dicas   móveis planejados   organização  

CONFIRA A LOJA MAIS PERTO DE VOCÊ!

New Santa Bárbara D. Oeste | F. (19) 3455.5886
Rua Duque de Caxias. 370
 19 98722.0860
New Limeira | F. (19) 3702.0352
Rua Maestro Arthur Giambelli. 05
  19 98722.0882
New Piracicaba | F. (19) 3374.6228
Av. Independência, 3074
  19 98722.0886


New Campinas | F. (19) 3395.4888 / 3395.7888
Av. Francisco José de Camargo Andrade, 480
  19 99499.8382


New Jundiaí | F. (11) 4586.4325
Rua do Retiro, 794 - Vila Virginia
  19 97118.5512

Todos os direitos reservados.